INTRODUÇÃO
A TEOLOGIA
O
termo teologia, segundo seus aspectos etimológicos, é composto de duas palavras
gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão).
Tanto
Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus.
Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é
para a razão.
A
teologia, é portanto uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão
sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus que é
a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudo sobre Sua
própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua
revelação.
Embora
não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu
caráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em
1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos ton
Logon tou Theou (a Palavra de Deus).
TEOLOGIA
SISTEMÁTICA
Nenhuma
exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse Suas obras e Seus
caminhos no universo que Ele criou, além de Sua Pessoa. Toda ciência provêm e
mantêm relação com o Criador de todas as coisas e com Seu propósito na criação.
E toda verdade é verdade de Deus, onde quer que ela seja encontrada. Deus se
revelou na criação e nas Escrituras, e a verdade achada pelas ciências naturais
e sociais, por cristãos ou profanos, não é verdade profana; é verdade sagrada
de Deus (Cl.2:3). Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e
valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode
ser mais útil em dada circunstância, e uma outra em outra, mas ambas têm valor
como verdade.
Portanto
é perfeitamente lícito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o
estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escôpo o
exame das ciências naturais e sociais é denominado teologia sistemática.
DIVERSAS
DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
A)
Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento
doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a
respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda e qualquer fonte (Lewis
Sperry Chafer).
B)
Chafer: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente
arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer
fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma
de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade
(Lewis Sperry Chafer).
C)
Alexander: A ciência de Deus... um resumo da verdade religiosa cientificamente
arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W.
Lindsay Alexander).
D)
Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia,
e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles
Hodge).
E)
Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).
F)
Thomas: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a
expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os
fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo
de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência
(W. H. Griffith Thomas)
G)
Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o
universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra
ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).
H)
Definições Inadequadas: Para definir teologia foram empregados alguns termos
enganadores e injustificados. Já se declarou que ela é "a ciência da
religião"; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa
de Deus e de toda a Sua obra. Da mesma forma já se disse que ela é "o
tratamento científico daquelas verdades que se encontram na Bíblia; mas esta
ciência, embora extrai a porção maior do seu material das Escrituras, extrai
também o seu material de toda e qualquer fonte. A teologia sitemática também
tem sido definida como o arranjo ordeiro da doutrina cristã; mas como o
cristianismo representa apenas uma simples fração de todo o campo da verdade
relativa à Pessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.
OUTRAS
TEOLOGIAS
A)
Teologia Natural: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se
encontra revelado na natureza.
B)
Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do
estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e
da teologia bíblica.
C)
Teologia Bíblica: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu
desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme
apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do
conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A
teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.
D)
Teologia Histórica: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas
também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange
história bíblica, história da igreja, história das missões, história da
doutrina e história dos credos e confissões.
E)
Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos
símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen,
com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia
Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de
Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia
Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.
F)
Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela
busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para
edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os
cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e
missões.
A
NECESSIDADE DE UMA TEOLOGIA
1) Devido ao instinto organizador da
mente humana;
2) A importância da verdade sistematizada
para o bom desenvolvimento do caráter cristão;
3) Na relação que há entre o conhecimento
correto da doutrina e o testemunho da Igreja de Cristo (I Pedro 3:15);
4) Defesa e propagação do Cristianismo;
5) No fato de haver nas Escrituras,
exortações diretas e indiretas a esse respeito (Jô 5:39; Cl 1:27 – 28; Ef 4:11
– 16; 2 Tm 2:15).
A
POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DA TEOLOGIA ESTÁ:
· _ No
fato da existência de Deus e Suas relações com o mundo que criou;
· _ No
fato da mente humana ser capaz de conhecer a Deus e compreender os seus mandamentos;
· _ Por
ter Deus providenciado meios pelos quais Ele se torna conhecido ao intelecto
humano, isto é, ter feito uma revelação, sobretudo através das Escrituras
LIMITAÇÕES
AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO
· _ Limitações
da mente humana (Rm 11:33; 2 Pe 3:16);
· _ Limitações
da linguagem humana (2 Co 12:4);
· _ Restrições
colocadas pelo próprio Deus (Dt 29:29; Pv 25:2; Mc 13:32; Jô 16:12; At 1:7).
REQUISITOS
PARA O ESTUDO DA TEOLOGIA
· _ Coração
regenerado por Deus (1 Co 2:14);
· _ Iluminação
do Espírito Santo (1 Co 1:21; 2:10; 2 Co 4:3 – 4);
· _ Raciocínio
indutivo, percepção clara ou imediata;
· _ Mente
disciplinada para colecionar fatos, retê-los e determinar os princípios que os
ligam;
· _ Senso
do fardo;
· _ Entusiasmo
com os resultados.
QUALIFICAÇÕES
DO TEÓLOGO EVANGÉLICO
· _ Amor
e Temor a Deus
· _ Vida
de Oração
· _ Aceitação
da Autoridade e da Inerrância Bíblica
· _ Disciplina
para ler e estudar MUITO
· _ Vida
Cristã Autêntica
· _ Humildade
e Honestidade
· _ Disposição
para Servir
Principais
Divisões da Teologia Sistemática
· TEOLOGIA PROPRIAMENTE DITA (Doutrina de Deus) – É o estudo da
Pessoa de Deus;
· BIBLIOLOGIA (Doutrina das Escrituras) –
Considera os fatos essenciais acerca da Bíblia;
· CRISTOLOGIA (Doutrina de Cristo) – Verdades
concernentes à Pessoa de Jesus Cristo;
· SOTERIOLOGIA (Doutrina da Salvação) – A idéia,
o meio, o Autor e as verdades bíblicas da salvação;
· PNEUMATOLOGIA (Doutrina do Espírito Santo) –
Verdades relacionadas à Pessoa do Espírito Santo;
· ANGEOLOGIA (Doutrina dos Anjos) – Estudo a
respeito dos anjos de Deus e de satanás;
· ANTROPOLOGIA (Doutrina do Homem) – É o estudo
do homem do ponto de vista bíblico;
· HAMARTIOLOGIA (Doutrina do Pecado) – Definição,
origem e conseqüências do pecado;
· ECLESIOLOGIA (Doutrina da Igreja) – Tudo o que
a Escritura ensina acerca da Igreja;
· ESCATOLOGIA (Doutrina das Últimas Coisas) –
Estudo das profecias e dos eventos futuros.
Trouxemos o Chafer novamente
ResponderExcluirhttps://www.cemporcentocristao.com.br/teologia-sistematica-de-chafer/p