TEOLOGIA

 

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA

O termo teologia, segundo seus aspectos etimológicos, é composto de duas palavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expressão).

Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão.

A teologia, é portanto uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo, é, também, o estudo sobre Sua própria Pessoa. Portanto teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelação.

Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ªPe.4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Lc.8:21 temos ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse Suas obras e Seus caminhos no universo que Ele criou, além de Sua Pessoa. Toda ciência provêm e mantêm relação com o Criador de todas as coisas e com Seu propósito na criação. E toda verdade é verdade de Deus, onde quer que ela seja encontrada. Deus se revelou na criação e nas Escrituras, e a verdade achada pelas ciências naturais e sociais, por cristãos ou profanos, não é verdade profana; é verdade sagrada de Deus (Cl.2:3). Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em dada circunstância, e uma outra em outra, mas ambas têm valor como verdade.

Portanto é perfeitamente lícito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escôpo o exame das ciências naturais e sociais é denominado teologia sistemática.

DIVERSAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA

A) Chafer: Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e o Seu universo a partir de toda e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).

B) Chafer: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).

C) Alexander: A ciência de Deus... um resumo da verdade religiosa cientificamente arranjada, ou uma coleção filosófica de todo o conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).

D) Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).

E) Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).

F) Thomas: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas)

G) Shedd: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).

H) Definições Inadequadas: Para definir teologia foram empregados alguns termos enganadores e injustificados. Já se declarou que ela é "a ciência da religião"; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa de Deus e de toda a Sua obra. Da mesma forma já se disse que ela é "o tratamento científico daquelas verdades que se encontram na Bíblia; mas esta ciência, embora extrai a porção maior do seu material das Escrituras, extrai também o seu material de toda e qualquer fonte. A teologia sitemática também tem sido definida como o arranjo ordeiro da doutrina cristã; mas como o cristianismo representa apenas uma simples fração de todo o campo da verdade relativa à Pessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.


OUTRAS TEOLOGIAS

A) Teologia Natural: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.

B) Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.

C) Teologia Bíblica: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme apresentados nos diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.

D) Teologia Histórica: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões.

E) Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.

F) Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.

A NECESSIDADE DE UMA TEOLOGIA

1)      Devido ao instinto organizador da mente humana;
2)      A importância da verdade sistematizada para o bom desenvolvimento do caráter cristão;
3)      Na relação que há entre o conhecimento correto da doutrina e o testemunho da Igreja de Cristo (I Pedro 3:15);
4)      Defesa e propagação do Cristianismo;
5)      No fato de haver nas Escrituras, exortações diretas e indiretas a esse respeito (Jô 5:39; Cl 1:27 – 28; Ef 4:11 – 16; 2 Tm 2:15).

A POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DA TEOLOGIA ESTÁ:

·         _ No fato da existência de Deus e Suas relações com o mundo que criou;
·         _ No fato da mente humana ser capaz de conhecer a Deus e compreender os seus mandamentos;
·         _ Por ter Deus providenciado meios pelos quais Ele se torna conhecido ao intelecto humano, isto é, ter feito uma revelação, sobretudo através das Escrituras


LIMITAÇÕES AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO

·         _ Limitações da mente humana (Rm 11:33; 2 Pe 3:16);
·         _ Limitações da linguagem humana (2 Co 12:4);
·         _ Restrições colocadas pelo próprio Deus (Dt 29:29; Pv 25:2; Mc 13:32; Jô 16:12; At 1:7).

REQUISITOS PARA O ESTUDO DA TEOLOGIA

·         _ Coração regenerado por Deus (1 Co 2:14);
·         _ Iluminação do Espírito Santo (1 Co 1:21; 2:10; 2 Co 4:3 – 4);
·         _ Raciocínio indutivo, percepção clara ou imediata;
·         _ Mente disciplinada para colecionar fatos, retê-los e determinar os princípios que os ligam;
·         _ Senso do fardo;
·         _ Entusiasmo com os resultados.

QUALIFICAÇÕES DO TEÓLOGO EVANGÉLICO

·         _ Amor e Temor a Deus
·         _ Vida de Oração
·         _ Aceitação da Autoridade e da Inerrância Bíblica
·         _ Disciplina para ler e estudar MUITO
·         _ Vida Cristã Autêntica
·         _ Humildade e Honestidade
·         _ Disposição para Servir

Principais Divisões da Teologia Sistemática

·         TEOLOGIA PROPRIAMENTE DITA (Doutrina de Deus) – É o estudo da Pessoa de Deus;
·         BIBLIOLOGIA (Doutrina das Escrituras) – Considera os fatos essenciais acerca da Bíblia;
·         CRISTOLOGIA (Doutrina de Cristo) – Verdades concernentes à Pessoa de Jesus Cristo;
·         SOTERIOLOGIA (Doutrina da Salvação) – A idéia, o meio, o Autor e as verdades bíblicas da salvação;
·         PNEUMATOLOGIA (Doutrina do Espírito Santo) – Verdades relacionadas à Pessoa do Espírito Santo;
·         ANGEOLOGIA (Doutrina dos Anjos) – Estudo a respeito dos anjos de Deus e de satanás;
·         ANTROPOLOGIA (Doutrina do Homem) – É o estudo do homem do ponto de vista bíblico;
·         HAMARTIOLOGIA (Doutrina do Pecado) – Definição, origem e conseqüências do pecado;
·         ECLESIOLOGIA (Doutrina da Igreja) – Tudo o que a Escritura ensina acerca da Igreja;
·         ESCATOLOGIA (Doutrina das Últimas Coisas) – Estudo das profecias e dos eventos futuros.


Um comentário:

  1. Trouxemos o Chafer novamente
    https://www.cemporcentocristao.com.br/teologia-sistematica-de-chafer/p

    ResponderExcluir