segunda-feira, 19 de março de 2012

Quem está apto a pastorear?


Por Hermes C. Fernandes
Conta-se que certa vez, o pastor de uma igreja aposentou-se, e indicou o presidente do grupo jovem para assumir o seu lugar. Porém, para assumir o pastorado, aquele jovem precisaria ser eleito pela assembléia da igreja.
Após muita discussão, a assembléia chegou a um veredicto. Chamou o jovem à frente, e disse: Caro irmão, reconhecemos em você os dons necessários para conduzir nosso rebanho, porém,não podemos aceitá-lo, pois você não preenche alguns dos requisitos mais importantes requeridos de um candidato ao ministério pastoral. Primeiro, você é solteiro. Segundo, tem menos de 35 anos. E terceiro, você não fez Seminário. Sendo assim, você é inelegível para o cargo.
Depois de ouvir a explanação, aquele jovem levantou-se, pediu a palavra, e disse: Amados, já que os irmãos chegaram a esta conclusão, sinto em informar-lhes meu desligamento do rol de membros desta igreja. Eu não conseguiria congregar numa igreja onde nem Jesus poderia pastoreá-la, já que o mesmo, além de solteiro, tinha menos de 35 anos, e jamais frequentou um seminário teológico.

Qual a sua opinião a esse respeito?

Resposta do Blog:

Graça e Paz a todos,

Precisamos lembrar que a questão aqui busca apenas opinião e que a tal é livre, mas gostaria de ressaltar o significado do termo opinião s.f. Juízo ou sentimento, que se manifesta em assunto sujeito a deliberação”.
Embora a opinião seja o juízo manifestado sobre algo, necessitamos para isso utilizarmos critérios lógicos para o embasamento de um posicionamento, ou, teremos apenas palavras flutuantes e sem sentido.
Para esse assunto em particular utilizarei três bases para o meu pensamento:
1º - A Bíblia Sagrada
2º - Posicionamento de igreja organização (Histórico e Administrativo)
3º - Bom senso

Vamos observar o que nos revela as Sagradas Escrituras:
1Tm 3.1-5; Atos 20.17,28; Tt 1.6-9
Observando de forma rápida os textos acima, entenderemos que a assembléia da igreja utilizou-se de citações e orientações Bíblicas para declarar o veredicto.

 O texto não está declarando explicitamente que, para ser um bispo teria que ser casado, porém que fosse marido de uma só mulher (dependendo da versão teremos; marido de mulher); Há três interpretações possíveis para “esposo de uma só mulher” em 1 Timóteo 3:2.
(1) O texto poderá dizer apenas que um polígamo não é qualificado para ser um pastor.
(2) A frase também pode ser traduzida como “homem de uma mulher só”. Isso indicaria que um bispo deve ser completamente leal à mulher com quem é casado. Essa interpretação se focaliza mais em pureza moral do que em estado civil.
(3) Essa frase também pode estar declarando que para ser um pastor, um homem só pode ter sido casado uma vez, com exceção do caso de um viúvo que se casou de novo.

A grande questão aqui deve está no testemunho, modelo, exemplo em novidade de vida e fidelidade a vontade de Deus que o candidato a pastor deve ter. Geralmente o termo “bispo”, será acompanhando a exortações de relacionado a testemunho, marido, mulher, filhos e maturidade ou aptidão.
Quanto a orientação a capacitação, observaremos que tanto 1Tm 3.2, como Tt 1.9, teremos instruções à habilidades para ensinar ou seja competente e capaz de ensinar;
Pergunto:
Dentro de uma visão natural, como alguém sem um mínimo de conhecimento poderia estar apto a ensinar? Apenas transmitir suas experiências de vida pessoal com o Senhor Jesus será o bastante? Minha experiência pessoal não deve substituir padrões Bíblicos. Sei e creio na revelação de Deus, porém, precisamos ter cuidado com as interferências.

Quanto a idade para o episcopado encontramos em Atos 20.17,28 um termo que nos chama atenção, “anciãos”, relacionado aos bispos da igreja de Éfeso, homens com maturidade e experiência e de certa idade.
Parecendo paradoxal encontramos Paulo escrevendo orientações ao Jovem Timóteo (1 Tm 1.2-4). Timóteo foi um jovem que morava na cidade asiática de Listra. Ele era filho de uma judia crente e um pai grego (Atos 16:1). É provável que ele e sua mãe tenham se convertido pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (Atos 14:21-23). Neste momento Timóteo teria 13 anos. Ao retornar a Listra durante sua segunda viagem, provavelmente seis anos depois, Paulo ouviu a respeito do bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo, agora com 19 ou 20 anos, e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3), o mais curioso que é exatamente para igreja em Éfeso onde já existiam bispos “anciãos” na igreja. O trabalho para o qual Paulo nomeou Timóteo envolveu sérias dificuldades, e ele achou necessário escrever uma carta de instrução a seu jovem colaborador que enfrentava problemas. Na carta, ele orientou Timóteo como combater os falsos mestres, como ordenar o culto da igreja, como escolher os líderes da igreja e como lidar prudentemente com as diferentes classes na igreja. Timóteo deveria ensinar a fé apostólica e levar uma vida exemplar o tempo todo.

O ponto forte aqui é a experiência ou seja maturidade e fruto da chamada do que a idade propriamente dita, porém “eu” acredito, em determinados casos que para a igreja como organização, a idade tem peso de decisão e aceitação, precisamos ter maturidade e aceitar isto, pois o zelo pela ordem e o testemunho deve prevalecer, pois tais escolhas não ferem a Sagrada Escritura, pelo contrario, honra.
Vejo o texto postado sobre o pastor como caso de muitos jovens que até tem chamada para o ministério pastoral, porém, são imaturos para saber esperar e crer que Deus é poderoso para preparar o caminho que o leve ao serviço ministerial.  Citar Jesus Cristo como alguém que não serviria para pastorear tal igreja é a evidencia mais tangível da sua incapacidade e sensibilidade ao conhecimento da Sagrada Escritura, pois esse jovem candidato não levou em conta a chamada especifica do Mestre Amado.

Muitos poderiam citar:
Que, há algumas exceções registradas na Bíblia. (Jeremias foi chamado diretamente por Deus, e isto se deu, quando ele era uma criança; Davi foi ungido a mando de Deus, quando ainda adolescente; o apóstolo Paulo foi batizado não muito depois do seu encontro pessoal com Cristo).

Porém chamo a atenção para leitura cuidadosa das cartas de Paulo (1Tm 3.1-13; 4.16; 2Tm 2.14-16; 3:14-17; Tt1.5-9)
  1. Precisamos levar em conta o contexto histórico e religioso de cada época e pessoa,
  2. Davi subiu ao trono anos depois de ser ungido, apos a morte de Saul,
  3. Israel estava em plena decadência espiritual na época de Jeremias, dai a urgência de seu ministério,
  4. Paulo, seu chamado foi algo impar e ele possuía ampla instrução das escrituras.
A igreja como organização tem o direito de elaborar estatutos, normas e regras para o melhor andamento da obra de Deus, desde que não fira ou vá de encontro a pura ortodoxia Biblica. O próprio Paulo em determinados assuntos expôs colocações pessoais (do seu entendimento) visando à ordem e a pureza.
Por exemplo: Não há motivos num país como o Brasil termos ministros sem instrução, devido sua diversidade religiosa e doutrinaria – Ou pelo contrário teremos um povo raquítico que poderá ser presa fácil para seitas e heresias;  O Brasil caminha para uma inversão de valores principalmente na area familiar, temos a necessidade que nossos ministros sejam casados e exemplo em seus casamentos. Temos liberdade de culto, cursos teológicos acessíveis e para todo gosto, além de acesso fácil a informações e etc.
Não estou aqui pregando uma idéia radical, pois creio na chamada e no exercício pastoral de um jovem que não cursou seminário teológico, que tem menos de 35 anos e que é solteiro, mas precisamos pesar bem essa decisão, para não corrermos o risco de colher conseqüências irreparáveis ao andamento salutar de um ministério levantado por Deus.

Aconselho aos jovens que sentem a chamada ao ministério, ardendo na alma, ecoar no intimo que espere em Deus. Pois Deus no seu tempo te levantará, pois benção fora de tempo poderá se transformar em maldição.

 Adaias Marcos Ramos da Silva

6 comentários:

  1. Dependendo da capacidade do Jovem, ele pode sim pastorear uma igreja, se ele corresponder a critérios mais importantes do que preceitos puramente humano. a chamada da parte de Deus deve prevalecer, não estou ignorando a capacitação teológica, nesse ponto a maturidade tem peso. Pois para servir a Deus fielmente não precisa andar de Paletó e gravata, de all star também se adora!!!

    ResponderExcluir
  2. Dependendo da capacidade do Jovem, ele pode sim pastorear uma igreja, se ele corresponder a critérios mais importantes do que preceitos puramente humano. a chamada da parte de Deus deve prevalecer, não estou ignorando a capacitação teológica, nesse ponto a maturidade tem peso. Pois para servir a Deus fielmente não precisa andar de Paletó e gravata, de all star também se adora!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo também pastoreou igrejas durante seu ministério (At20.31,etc).Outrossim o texto declara que ele é apto ao pastoreio, o maior problema seria com relação aos casados , visto que ele é solteiro,porém pela declaração acima sua resposta e direção seriam embasados na Palavra.Por fim , o mais importante é que o rebanho seja bem cuidado,sendo portanto o exemplo de pastor que Cristo deixou.A graça seja com todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Parte 2 -
    Então Ser Pastor É Independente De Ser Casado/Solteiro Ou Idade, Se Assim Fosse:
    Davi Nunca Seria Escolhido Por Deus Para Ser Rei De Uma Nação, Ainda Solteiro E Jovem;Timóteo Nunca Teria Sido Chamado Por Paulo Para Ser Pastor.
    Timóteo era filho de pai grego e mãe judia. Converteu-se na idade de 15 anos, durante o ministério de Paulo em Listra. (Atos 14, I Timóteo 1:2). Sete anos após, progredira tanto na graça que mereceu bom testemunho de todos. Tornou-se companheiro de Paulo. (Atos 16) e principiou, daí, uma belíssima amizade entre o mais velho e o apenas jovem, tão proveitosa aos dois. (Filipenses 2:22)
    CARACTERÍSTICAS DE UM PASTOR (TIMÓTEO)
    1) A FÉ NÃO FINGIDA É COMPROMISSADA E NÃO INTERESSEIRA. A vida de Timóteo é de compromisso. É de serviço. Uma fé autêntica, não fingida, serve com desprendimento. Arrisca a própria vida. É a fé que subsiste a crises e enfermidades. Obter vantagem não é sua meta. Gastar-se na obra de Deus, sim.
    2) NÃO SE DESINCUMBIA DAS TAREFAS QUE LHE ERAM CONFIADAS. Ser grande não é sua meta.
    3) ACEITA SOFRER PELO EVANGELHO. (Lc 9.23). Timóteo provou a cadeia, pessoalmente. Em Atos 5.41 (onde foram presos, açoitados e soltos) o ser achado digno de sofrer por Cristo é mostrado como honra. Não se diz "bem-aventurados os que sempre triunfam", mas "bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça" (Mt 5.10).
    4) NÃO É AUTO-SUFICIENTE, mas aceita orientação para crescer. Há muita gente que já sabe tudo. Timóteo aceitou as orientações de Paulo. Aceitava ser comandado.
    5) ATUAVA NO CORPO No momento crítico de Paulo, Timóteo estava com ele. “CHORAR COM OS QUE CHORAM”
    6) CARÁTER PROVADO E APROVADO: "Sabei que provas deu ele de si". A igreja de Filipos sabia o que Paulo estava falando. Ele não entra em detalhes sobre estas provas, mas, sem dúvida, era seu testemunho da absoluta integridade de caráter do pastor Timóteo, seu filho na fé e companheiro na obra do Senhor. Timóteo é apresentado por Paulo como "fiel no Senhor", quando enviado à igreja de Corinto. (I Cor. 4:17)

    ResponderExcluir
  5. Parte 1 –
    Ser pastor é muito mais que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja. Muito além de professor ou conferencista. Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto. Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele. É chorar pelos que se mantêm rebeldes. É pensar no marido desta irmã, no filho daquela outra, na esposa do obreiro, nos vizinhos da igreja, nos garotos da rua. Ser pastor é fazer de tudo para conseguir ganhar alguns para Cristo.
    Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim. É não ir à casa dos ricos em detrimento dos pobres. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado dos jovens, em detrimento dos adultos e vice-versa. Ser pastor é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha divisória do amor e do respeito, do carinho e da disciplina. Ser pastor é não aceitar subornos nem tampouco desprezar os não expressivos.
    Ser pastor é pedir perdão. Se os pastores fossem super-homens, Deus daria a tarefa pastoral aos anjos, mas, optou por fazer de pecadores convertidos os líderes de rebanho, pois, sendo humanos, poderiam mostrar aos demais que é possível “ser” uma bênção. Um pastor reconheci que, assim como as ovelhas dependem da graça de Deus e se falharem estarão aptos a pedirem perdão. A humildade é uma chave que abre todas as portas, até as portas emperradas dos corações decepcionados. A humildade pode levar o pastor à exoneração, como prova de nobreza e integridade, como pode fazê-lo retomar seus trabalhos com maior pujança e vigor. Há pecados que põem fim a um ministério e ser pastor é saber quando o tempo acabou. Recomeçar é possível, mas nem sempre.
    Ser pastor é saber discernir entre ficar ou sair, entre continuar pastor e recolher-se respeitosamente.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor!

    Irmão Adaías, muito bom o comentário. Continue nos fornecendo um excelente conteúdo bíblico!

    Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir