terça-feira, 29 de maio de 2012

Aprendendo com o silêncio de Deus

Salmo 37.7 Descansa no SENHOR, e espera nele;  Salmo 38.9 SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.

Como aprender com o Silencio de Deus?
O que fazer quando Deus escolhe se manifestar através do silencio?

Essa forma de relacionamento parece ser paradoxal para um Deus que ama relacionasse com seus filhos. Que alguém aceite ou não isto é real, uma ferramenta que Deus usa na Sua soberania para tratar com suas criaturas em casos específicos.  

É importante termos a consciência que todas as formas de relacionamento de Deus para com o homem priorizam a glória do Seu Nome e a revelação do Seu amor e justiça.

Já aconteceu de você se achar sozinho, sem resposta, questionando o silencio de Deus?

Às vezes situações na vida levam-nos a questionar e a formular teses de fatos que não compreendemos e passamos a tentar medir, comparamos, apresentamos e não chegamos a lugar nenhum, pois às vezes trata-se do silêncio de Deus e a resposta só poderá vir de Deus. O patriarca Jó compreendeu isso (Jó 42.1-2) e o mesmo aconteceu aos heróis da fé.

A resposta de Deus causa alívio e nos dar direção trazendo consolo - Na universidade divina é assim: entramos nela por plano e chamado de Deus e somos aprovados mediante a sua misericórdia e graça, para assim sermos escolhidos para uma missão especifica. Não conheço um homem comum que foi aprovado por mérito próprio, mas que os resultados dependeram do posicionamento de sua fé e escolha mediante a Soberania de DEUS.

Recentemente fui levado a falar com Deus sobre algo bem particular, um questionamento sobre família, e, para meu alívio e tomada de decisão, Deus respondeu me proporcionando graça e consolo (1Sm 2.1-10; Js 10.14; Rt 3.18; 2Sm 22; 2 Cr 7.14-16; Jó 42.10; Sl 46), porém, algumas vezes tem prevalecido o silencio do Todo Poderoso.

O silencio de Deus ensina - Nessa estrada de experiência de vida com Deus, eu descobri algo que para alguns é difícil de aceitar: o “silencio de Deus ensina”, pois na minha vida tem sido instrutor de minha fé e esperança em Deus no exercício do Fruto do Espírito. Nisto descobri que sem Deus nada sou e que um dia de silencio de Deus poderá gerar mais quebrantamento do que vários “não ou sim” de Deus no mesmo dia.

Considerando a estrutura humana - O “não ou o sim de Deus” revela sua vontade imediata produzindo alivio e conhecimento de Deus, porém, o “silencio de Deus” gera expectativa, questionamentos, ansiedade e conseqüentemente maturidade espiritual para quem NELE espera. Embora o justo viva pela fé a sua estrutura humana sofre pela espera, ainda que esta seja com confiança de que Deus fará o melhor.

O texto bíblico de Lamentações 3.18 Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança No SENHOR.” reflete bem o que enfrentamos quando entramos no silencio de Deus, porém os versículos posteriores revelarão que nada está perdido, pois terá salvação aquele que confia e espera em Deus nosso Salvador.

Vejamos os textos Sagrados:

Isaías 64.4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera;

Lamentações 3.24-26 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

1Pe 5.7 lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

O texto não diz que não teremos ansiedade, mas, que precisamos entregar ao Senhor Deus a nossa ansiedade, o texto se refere a lançar, soltar, deixar com Deus, pois tem cuidado de nós, se importa conosco, ou seja, precisamos se desprender da preocupação, isso é agir com fé.

Apesar do silencio de Deus, temos firme a esperança de que Deus está no controle, (Is 41.13-20; Is 43.11-13), pois, a esperança em Deus não confunde, (Rm 5.1-5 ).

No silencio de Deus, precisamos nos posicionar como filhos submissos a Sua Soberania, na certeza de que a Sua vontade é e será o melhor (Rm 12.2b), pois a sua vontade deve prevalecer (1 Jo 5.14-15) sabendo que, se assim nos posicionar receberemos conforme a Sua vontade, ainda que esta para determinadas circunstancias esteja no oculto.

É importante lembrarmos que apesar do silencio de Deus diante de nossas orações ou circunstâncias, Deus sabe o que precisamos (Mt 6.8) e que apesar de nossa estrutura humana nos levar a um estado de ansiedade, nada poderá se acrescentar (Mt 6. 27, 31-34), pois nenhum plano de Deus pode ser impedido (Jó 42 1-2) .

Bom mesmo, é que no silencio de Deus diante das tribulações da vida possamos com a ajuda do Espírito Santo (Rm 8.25-26), Confiar no Senhor (Sl 37.3), deleitar-se no Senhor (Sl 37.4), entregar a Ele o nosso caminho (Sl 37.5) e descansar esperando o seu agir (Sl 37.7; Sl 46 1-11).

O silencio de Deus é muita das vezes uma forma de nos levar a lembrar que somos barro nas mãos do oleiro (Jr 18.6).

A melhor forma de aprender com o Silêncio de Deus é esperar confiando Nele.

Adaias Marcos Ramos da Silva

Um comentário:

  1. Quando você passar por momentos difíceis e se perguntar onde estará Deus, lembre-se que durante uma prova o professor está em silencio. (Pérolas do alcorão)

    ResponderExcluir