terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tenha fé e não medo



Você já se viu cercado por uma forte tempestade, os ventos já tentaram destruir o barco de sua vida mesmo DEUS presente, você não é o único! As tempestades da vida são inevitáveis e às vezes inesperáveis, o segredo não estar em remar contra ou a favor utilizando-se de técnicas e forças puramente humana, mas em utilizar a fé, a fé se posiciona acima das circunstancias, sobrepõe a própria esperança, pois está fundamentada na vontade de DEUS, ou seja, a fé é oposta ao ego humano, eis o motivo de não entendermos o campo de ação da fé. Recentemente Deus me levou a ler um texto de Hernandes Dias Lopes que tinha por tema: Tenha fé e não medo; é um comentário curto, mas totalmente Bíblico e está baseado em Mc 4.35-39. Pois Jesus Fará cessar as tempestades:  “Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas” (Salmo 107:29)

Texto de Hernandes Dias Lopes (imagens adaptadas):

"Os discípulos de Jesus estavam atravessando o Mar da Galiléia quando foram surpreendidos por uma grande tempestade." 

As tempestades da vida são inevitáveis, inesperadas e, muitas vezes, administráveis. Os discípulos tentaram, em vão, superar a força do vento e a fúria do mar. O barco estava se enchendo de água e os discípulos se empanturrando de medo. Nesse momento eles clamaram a Jesus: “Mestre, não te importa que pereçamos?” Jesus, então, repreendeu o vento e o mar e disse para os discípulos: “Por que sois assim tímidos, por que não tendes fé?” Porque os discípulos deveriam ter fé e não medo?

1. Por causa da promessa de Jesus (Mc 4.35) – Jesus já havia dito para os discípulos: “Passemos para a outra margem”. A tempestade não surpreendeu Jesus nem pôde  frustrar sua ordem. O destino dos discípulos não era o fundo do mar, mas a outra margem. Quando Jesus promete, ele cumpre; quando ele dá uma ordem, nada pode impedir que sua vontade seja feita. Ele vela pela sua palavra em a cumprir. Não precisamos temer, precisamos confiar. Fé e não medo deve ser o nosso legado.

2. Por causa da presença de Jesus (Mc 4.36) – Aquele barco varrido pela fúria do vento no proceloso Mar da Galiléia transportava o Filho de Deus. Não poderia afundar o barco que levava Jesus. Não poderia naufragar o barco que transportava o criador do universo, o sustentador da vida, aquele que controla as leis da própria natureza. O temor dos discípulos era infundado porque Jesus estava com eles. Também temos a  promessa da companhia permanente de Jesus. Ele disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20). Na jornada da vida enfrentamos mares revoltos, ventos contrários, perigos de toda sorte, mas não precisamos temer, pois Jesus está conosco. Ele não nos prometeu ausência de luta, mas vitória certa. Ele não nos prometeu caminhada fácil, mas companhia permanente.

3. Por causa da paz de Jesus (Mc 4.38) – Jesus estava dormindo na popa do barco, na hora da tempestade mais convulsiva. Jesus dormia não porque desconhecia o perigo, mas porque confiava na providência e no cuidado do Pai. Nosso coração se enche de medo na tempestade, porque se esvazia de fé. Ficamos alarmados, porque duvidamos que Deus está no controle quando a tempestade chega. Precisamos aprender a descansar na tempestade, sabendo que, ainda que a situação esteja fora do nosso controle está rigorosamente debaixo do controle de Jesus.

4. Por causa do poder de Jesus (Mc 4.39) – Jesus repreendeu o vento e o mar e fez-se grande bonança. O vento e o mar que nos ameaçam estão debaixo do seu poder. O evangelista Marcos nos mostra que Jesus tem todo o poder sobre as leis da natureza (Mc 4.39), sobre os demônios (Mc 5.1-20), sobre a enfermidade (Mc 5.25-34) e sobre a morte (Mc 5.35-43). Mateus nos diz que Jesus tem todo o poder e toda a autoridade no céu e na terra (Mt 28.19). Não precisamos temer porque o Todo-poderoso Deus está conosco. Ele é o nosso refúgio e fortaleza. Fé e não medo deve ser o estandarte da nossa vida. Se olharmos para as circunstâncias ao nosso redor, seremos dominados pelo medo; mas, se olharmos firmemente para Jesus teremos fé para triunfar nas tempestades. Se formos dominados pelo medo, naufragaremos; mas, se prosseguirmos com fé, com os olhos fitos em Jesus, triunfaremos!

4 comentários:

  1. Amém! Deus te abençoe, meu irmão!

    "Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé". Lucas 17:5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz, meu amado irmão obrigado por acessar esse humilde blog, como necessitamos de fé nesses dias que antecedem a volta do nosso SENHOR JESUS.

      Adaias Marcos Ramos da Silva

      Excluir
  2. Verdadeiramente vivemos rodeados de muitas tempestades e na hora do medo , esquecemos da fé e de que Deus nosso pai está conosco em qualquer situação...
    Mas logo lembramo-nos do imenso poder do nosso Deus e que mesmo sendo falhos e pecadores não nos desampara e é misericordioso.

    ResponderExcluir
  3. Verdade meu amor (Paulinha) as misericórdias do PAI são as causas de não sermos consumidos e se renova a cada manhã.

    Adaias Marcos Ramos da Silva

    ResponderExcluir