sexta-feira, 30 de março de 2012

Vencendo A Tentação Pelo Exemplo De Jesus

Recentemente fui procurado por um jovem amigo, pedindo orientação para ajudar uma jovem evangélica que estar passando por um processo de tentação constante (ela fala: desde que entrou em determinada escola secular o assédio sexual por parte dos colegas tem sido constante e forte, convites para ficar...)
Buscando o Senhor Jesus, meditando e pesquisando um pouco cheguei a seguinte conclusão:
A questão “tentação” no ambiente da humanidade não é novidade, esta jovem não é a única, é algo que atinge todo ser humano uns mais, outros menos independente de nível espiritual, a questão está no espaço que damos a tentação, ai é onde reside o grande perigo.
Na área da tentação lutamos contra três inimigos ou três campos de batalha: o diabo, o mundo e a carne (natureza humana corrompida).
Chamo atenção para leitura cuidadosa do texto Bíblico em Mt 4. 1-10.



Questões que deve ser observada a respeito de tentação:
a.        Jesus foi tentado na forma humana (Hb 4.15 Mt 4.2). A prova é que no final de 40 dias e noites Ele teve fome, fome é um dos impulsos mais ativas da natureza humana.

b.       A tentação pertence à natureza humana (1Co 10.13).

c.        A tentação não é pecado, ou seja, o ser humano não estará em pecado por ser tentado, mas pecará se ceder (1Co 10.12; Pv 1.10) .

d.       Deus não tenta ninguém (Tg 1.13).

e.       A tentação está vinculada ao que causa desejo e desperta vontade (Tg 1.14).

f.         Ninguém é tentado acima do que pode suportar (1Co 10.13).

g.        Satanás joga pesado, sem dó ou piedade, utiliza-se da tentação para tentar levar o homem a se distanciar de Deus.

h.       O homem peca ou cede a tentação por vontade própria. (PV 1.10; Pv19.3 Lm 3.39)
Estratégias de satanás na área da tentação:
  1. Violência - O inimigo ataca com força total, e sempre para destruir (Jo 10.10), Satanás joga pesado, sem dó ou piedade, utiliza-se da tentação para tentar levar o homem a se distanciar de Deus.
  2. Oportunidade - Geralmente o adversário utiliza-se ou aplica a tentação quando estamos sozinhos dentro de uma perspectiva tangível, quando não temos ninguém para nos orientar, consolar, alertar, ajudar ou censurar. O enganador ataca na hora de maior fragilidade, momentos de carência; mesmo não conhecendo tudo, ataca áreas mais carentes do momento.
  3. Engano - O inimigo é mestre na utilização de sofismo, ou seja, usa argumentos aparentemente válidos, porém não conclusivos; geralmente quem emprega o sofismo utiliza má fé, pode até citar textos Bíblicos, porém o objetivo não será trazer a verdade da Palavra de Deus. (Gn 3.1-5; Mt 41-10)
Áreas de ataque
  1. Primeira área de ataque é a natureza humana (Mt 4.3) – Jesus estava com fome, embora a natureza humana de Jesus não fosse corrompida (Mt 1.18b), Ele estava sujeito a tentação (Hb 4.15). O inimigo sabe que a nossa natureza tem necessidades e quando falamos de natureza humana também nos referimos à carne, a Bíblia Sagrada ordena ao que tange ou se referir à carne, deve fugir (1Co 6.18; Rm 6.12-14; 2Tm 2.22).
Nesta área não tem homem forte ou espiritual que resista ou vença se não fugindo, Jesus usou a Palavra, e a Bíblia Sagrada nos orienta a fugir, Devemos fugir de tudo que atrai a nossa carne para a corrupção, precisamos fazer como José na casa de Potifar (Gn 39.12-13); está fugindo, mas tem alguém te seduzindo, Jesus deu a receita: Vigiar e Orar (Mt 26.41), está o mal insistindo, repreenda e faça como Jesus (Nem só de pão viverá o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus),ou seja Jesus deixou claro para satanás que existe algo maior, melhor e mais poderoso para nos dar força e poder para controlar a nossa vontade “A Palavra de Deus”.
  1. Segunda área de ataque é a soberba da vida (Mt 4.6) - O diabo desafiou a Jesus, levando ao ponto mais alto do templo e falando “se Tu és o Filho de Deus...”, ou seja, mostra quem tu és, mostra que tu és capaz, que é o Filho de Deus (Mt 4.6).
Satanás e seus agentes continuam a usar dessa arte para tentar, a soberba, a auto-suficiência, tem levado muitos, cair de forma irreversível (1Co 10.12).     
Temos que ter muito cuidado com as alturas e desafios oferecidos pelo adversário, quantas pessoas tropeçaram na caminhada, perderam a intimidade com o Espírito Santo simplesmente por se deixar dominar pela soberba da vida, pelos desafios de superioridade, capacidade própria; quando alguém se comporta de maneira que tem o objetivo de mostrar quem é, e, não quem é Deus, estará tentando a Deus. Esse tipo de atitude tem levado pessoas a caírem no laço do passarinheiro. Quantas pessoas se deixam levar por termos como: Tu não és santo, tu vais resistir, tu suportas... Mas por traz de tudo isso está um abismo infernal. Isso é soberba.
A soberba é um pecado grave (Sl 19.13). A soberba é uma tentativa de dizer que não precisa de Deus. Depender, confiar e esperar em Deus é o melhor remédio contra a soberba da vida.
Três cuidados precisam ter sobre lugar alto
ü  Quando satanás levanta, eleva, elogia é para derrubar, destruir, envergonhar. Cuidado, satanás levanta para derrubar, Deus humilha para verdadeiramente levantar. Precisamos esperar o tempo de Deus, Paulo entendeu isto, vejamos 2 Co 12.10.
ü  Cuidado com as coisas que estão alem do nosso domínio ou capacidade, lendo Rm 12.16, entenderemos que o texto não se refere a sonhos (planos pessoais, projeto de vida), mas em desejar algo que não nos compete ou estar alem da nossa capacidade ou realidade.
ü  Cuidado com as alturas oferecidas na nossa comunidade, no nosso próprio ambiente, na nossa própria casa ou igreja, muitas das vezes o perigo esta nos lugares que mais amamos, Jesus foi levado para o pináculo do templo, casa de oração. Muita das vezes o perigo está mais próximo do que imaginamos e nos deixamos enganar pela beleza dos olhos.
A parte mais sensível da mulher é audição – Muito cuidado nessa área.
A parte mais sensível do homem é a visão – Muito cuidado nessa área.
  1. Terceira área de ataque é a cobiça dos olhos (Mt 4.8) – Essa área é a que atrai com maior violência, que causa mais desgaste, que retira mais energia, que provoca mais lascívia ou desejos, essa área está mais próxima do processo mental e conseqüentemente é mais danosa.
A Bíblia Sagrada fala de cobiça da carne (Tudo aquilo que atrai a nossa natureza), cobiça dos olhos (Tudo aquilo que atrai com maior ferocidade) e soberba da vida (tudo aquilo que leva a atitudes precipitadas, egocêntricas e que não espera ou depende de Deus (Ec 3.1)).
Falando de cobiça dos olhos existem três coisas que atrai com maior força: Poder, dinheiro e sexo.
Como vencer as tentações
A receita é de Jesus, pois não existe fórmula mágica. A fórmula é aplicar a Palavra de Deus na minha vida diária. Vejamos:
1)       Para vencer a tentação é necessário ser Cheio do Espírito Santo (Lc 4.1- Jesus foi Cheio do Espírito Santo) – O crente cheio do Espírito Santo não dar vazão as obras da carne (Rm 8.4-17; Gl 5.16-26).
2)       Para vencer a tentação é necessário se deixar guiar pelo Espírito Santo (Mt 4.1- Jesus foi guiado pelo Espírito Santo) – Muitos ignoram a orientação do espírito Santo, resistindo os seus alertas e livramentos (At 7.51; Ef 4.30).
3)       Para vencer a tentação é necessário mortificação da carne através de jejum (consagração, santificação) (Mt 4.2 – Jesus Jejuou) – A santificação quebra a vontade da carne (Cl 3.5; Gl 5. 24-25; Gl 5.16-18). O Jejum produz poder sobre a vontade. A vontade é uma faculdade da alma que tem poder até para subjugar a consciência, ela consegue determinar sobre a razão e os sentimentos, para vencer a vontade é necessário uma consciência sensível a voz de Deus, para isso é necessário santificação e consagração.
4)       Para vencer a tentação é necessária se alimentar da Palavra de Deus, necessário conhecer e viver a Palavra (Jesus usou a Palavra Mt 4.4,7e10), muitos por não conhecer as escrituras perecem, o desprezo pela Bíblia Sagrada é notório, como se vencerá sem a Espada do Espírito. Jesus o mestre amado usou a Palavra, use-a  (DT 8.3, SL 91.11-12, Dt 6.13-16, Sl 119.130, Sl 119.140, Sl 119.97, Sl 119.105, Sl 119.9-11, Sl 119.116-17, Sl 1, Jo 17.17, Rm 10.17 e Hb 4.12.) Ame a palavra.
5)       Para vencer a tentação é necessário enfrentar o tentador (Jesus enfrentou o diabo) - Precisamos na dependência e vontade de Deus resistir o diabo e ele fugirá (Tg 4.7), tentações da natureza humana (carnal) a Bíblia Sagrada nos orienta fugir mas quanto ao inimigo devemos enfrentá-lo com fé pois só assim aniquilaremos os ataques.
6)       Para vencer a tentação é necessário repreender (Jesus repreendeu o inimigo Mt 4.10) – Tem irmãos que ao invés de repreender, expulsar em Nome de Jesus, se esconde ou dar mais vazão. Clame o Sangue de Jesus e em nome de Jesus repreenda, pois maior é o que está conosco.
7)       Para vencer a tentação precisamos lembrar, ter em mente que a última Palavra é a do Senhor Jesus, Deus é fiel para nos ajudar, nos socorrer (1Co 10.13; Lm 3.22-26; 1 Jo 2.1-2, 1Jo 3.8b)
Três observações essenciais para um vencedor
  1. Precisamos ficar vigilantes (Mt 26.41), pois o diabo embora saiba que é perdedor, se retira por um pouco período de tempo, mas depois tentará novamente (Lc 4.13).
  2. Deus é fiel para te ajudar, para te socorrer (1 Co10.13, Lm 3.22-26)
  3. Resista, permaneça em fidelidade, honre ao Teu Deus, pois o Senhor Deus te galardoará (Tg 1.12), fidelidade em meio as adversidades traz prosperidade física e espiritual.
Três conselhos práticos na vida
  • Nunca tome atalhos em sua vida. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida;
  • Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal;
  • Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e for tarde demais.
Que o Deus de paz fale muito mais alto e vossos corações e que esse pequeno estudo sirva de ânímo e consolo para nossas vidas, e a honra e Glória seja dado ao Deus vivo em nome de Jesus Cristo.
Adaias Marcos Ramos da Silva

Um comentário:

  1. As tentações para os jovens hoje em dia, surge em todos os lados e lugares , isso não quer dizer que não possam vencer essas tais tentações...
    Aproximem-se mais de Deus, tape as brechas e sejam felizes com Jesus, seu salvador...

    ResponderExcluir