segunda-feira, 25 de junho de 2012

Se eu fosse dono do céu!


Parei para pensar o que eu faria se fosse dono do céu, talvez selecionasse quem poderia entrar, e quem sabe descartaria o meu irmão em Cristo, o meu vizinho, o meu chefe, o meu colega de trabalho até o pastor poderia entrar na lista.
Somos bons, em julgar, apontar, escolher e principalmente condenar. Esquecemos que não somos juízes de ninguém, mas insistimos em apontar os erros dos outros, não me refiro a manifestações criticas que visam denunciar ou alertar com fins de edificação e ou para o bem comum, mas trago nesse comentário uma reflexão sobre a atitude que temos para com o nosso próximo e a sua relação para com Deus, onde cabe apenas a Deus avaliar e pesar o viver do outrem. Temos o nome de cristão, mas o nosso coração é de um fariseu, somos mestre em procurar falhas nos outros. Diga-se de passagem, “eles” eram cegos, porém zelosos por falta de entendimento, nós temos a revelação escrita a nosso dispor e mesmo assim praticamos os mesmos erros, apontar e investigar pecados do próximo. E até tratamos o assunto com ênfase de orgulho e soberba por ter o nosso próximo falhado,
Mas Jesus Cristo o nazareno tem uma resposta espetacular para nós: Mt 7.3 e 5 “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.

Acredito que muitos conhecem os adágios: “O sujo falando do mal lavado”; “O fedorento falando do fedido”; “O encardido falando do manchado”. Fico a meditar como somos bons em acusar, às vezes parece que muitos lutam para tirar o lugar do diabo, é dele o papel de acusador, mas me alegro quando me lembro do texto bíblico em 1Co 15.57 “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” e em Rm 8.1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Essas passagens bíblicas revelam a posição do homem salvo através de Cristo diante de Deus. Logo quem pode da à última palavra se não apenas Deus.

O que mais assombra é saber que isso está presente no seio da igreja, onde fica a Palavra Bíblica nesse caso: Lc 10.27 “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Será que estamos amando como diz a Escritura Sagrada? 1Jo 3.14,18 e 18 “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.  
Na maioria das vezes se comportamos como inimigo dos nossos próprios irmãos, ao invés, de socorrer colaboramos para a morte seja esta espiritual ou não; não há nada pior do que ser ferido ou acusado por aqueles com quem acreditávamos serem nossos irmãos.
É necessário lembrar que a igreja necessita ser mais hospital do que tribunal.

Ufa! Ainda bem que não sou dono do céu, pois até eu estaria de fora!
Adaias Marcos Ramos da Silva

2 comentários:

  1. Sem dúvida ...muitas vezes sem querer e outras querendo acabamos fazendo assim, mas nunca é tarde para aprender!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Cristo disse assim: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração... Ele é o nosso melhor exemplo e professor.

    ResponderExcluir