sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Minha Foto Minha Língua



Tt 1.15 - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

Acho que esse tema dá manga para outro comentário como, por exemplo: julgar o próximo, maldizer, abençoar e etc., a postagem não abordará esse ponto agora.

É normal em um mundo tão dinâmico o surgimento de novos modismos e como de costume os jovens são os maiores adeptos ou vítimas, a nova moda é tirar foto exibindo a língua. O que de imediato parece normal para a sociedade contemporânea nem sempre é sem mácula, pois às vezes por traz de algo simples pode existir uma pitada de malícia, chamo atenção para o complemento sensual provocado por tal ato e pela aparência do ridículo que alguns expressam.

Uns o fazem por pura brincadeira e naturalidade, outros sem pensar e sem querer o fazem por descontração e descuido, já alguns fazem por sensualidade e por gostar de ser ridículo, é desse ultimo exemplo que gostaria de tecer um breve comentário. Lembrando que tenho a consciência de que cada um é livre para fazer o que gosta e dar o que tem.



Vamos começar lendo alguns textos Bíblicos:

1 Co 6.12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

1 Co 6.23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

Tt 1.15 - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

O segredo de viver uma vida pura é pautar a vida pelos moldes da Bíblia Sagrada, o Salmo 119.9 declara: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.” O simples ato de mostrar a língua não demostra em si problema algum, porem em alguns aspectos pode ser danoso a quem executa, por exemplo, o que leva alguém expor sua língua de maneira sensual a outro, não seria isso um ato sensual e restrito para alguns ou ação malicioso de um coração com intensões não pura?

O que anda pensando nossos jovens com tal ato? A Bíblia diz em Filipenses 4.8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Recentemente participei de um evento onde foi dada oportunidade para fotos, observei que enquanto eram registradas, algumas adolescentes e jovens cristãs exibiam suas línguas como um lance de beleza para apresentar ao mundo, horas depois estava exposto nos sites de relacionamentos, algo que parecia ser simples passou a ter conotação sexual e o pior que era compartilhado por vários jovens do sexo oposto, questiono, esse ato fotográfico é uma nova e pura posição de beleza ou se trata de uma pitada maliciosa de sensualidade? A Bíblia afirma em 2 Timóteo 2.22  - Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Outro dia vi que algumas moças cristãs postaram no focebook fotos onde suas línguas eram direcionadas a língua da outra quase se tocando, aonde chegaremos, com tamanha falta de testemunho cristão? Não encontramos sensibilidade espiritual, isso doe! O que abre a porta para julgamento de consciência cauterizada (1Tm 4.2) dando a entender que a Palavra de Deus causa comichão nos ouvidos (2Tm 4.3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.).

Finalizo com a seguinte questão: Essa juventude tem ideia de sua filiação? Como gostaria que cada adolescente e jovem meditasse em Rm 8.1-17, e procurassem entender a sua posição de filhos de DEUS.
Amados e amadas adolescentes e jovens a pureza cristã revela nossa filiação, leiam 1 João 3.2-3 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”

Adaias Marcos Ramos da Silva.


Observações:
Apesar de ser proposital e para um melhor entendimento do leitor peço desculpas pelas fotos.

Não estou aqui criticando a liberdade, a descontração de ninguém, nem tão pouco criticando a cultura de algumas tribos tibetana (Tibete) onde mostrar a língua para as pessoas é um ato de cumprimento, mas chamando a atenção para uma consciência mais cristã, muitos confundem liberdade em Cristo com libertinagem.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Evangelho X Outros evangelhos



Gl 1.8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

“O Evangelho de Cristo Mudou!” Uma frase cada vez mais comum entre muitos nesses últimos dias, mas que não é verdadeira, pois o Evangelho de Cristo não muda, será sempre o mesmo, o que está acontecendo é uma implantação sutil e sagaz de outro evangelho no seio da sociedade e nas igrejas desatentas segas e carentes de Deus.

O que mais tem colaborado para isso é a falta de entendimento e aceitação do que seja o Evangelho de Cristo e a sua finalidade de alcance, na primeira definição podemos afirmar biblicamente que o Evangelho de Cristo é a Boa Notícia de Deus aos homens, Poder de Deus e o Verbo Encarnado, ou seja, o próprio Jesus revelado na Palavra, já na segunda definição temos a sua finalidade de alcance e é nesse ponto que gostaria de tecer um simples comentário.

Para compreendermos a finalidade de alcance do Evangelho de Cristo necessitamos aceitar que esse Evangelho ou essa noticia tem seu fundamento na Cruz de Cristo e é nessa questão que reside toda loucura ao entendimento do mais sábio homem, nesse aspecto satanás procura enganar, implantando na mente das pessoas outra mensagem, ou seja, outro evangelho, que não é o de Cristo, no evangelho verdadeiro “Cristo é o Centro”, o mérito está exclusivamente no seu amor, justiça e sacrifício, já no outro “Cristo é até citado”, mas ELE não é o centro da noticia, sempre tem algum coadjuvante colaborando para o sucesso do sacrifício de Cristo, a mensagem da cruz não é suficiente como revelação de justificação diante de Deus.

Nesses ardis do adversário surge uma balança de sofismo onde dois produtos lutam entre si para mostrar quem pesa mais, de um lado temos os legalistas em que enfatizam um sistema de regras e regulamentos para alcançar salvação e crescimento espiritual enquanto no outro lado da balança estão os adeptos de uma liberdade ou libertinagem incoerente com atitudes e sentimento inconvenientes para quem foi alcançado pelo Evangelho transformador de Cristo. Enquanto uns levantam a bandeira da acusação e das regras para alcançar a salvação outros ergam o pendão de uma liberdade adultera que agride a natureza do chamado para ser de Cristo.

Na verdade nenhum dos grupos acima desfruta realmente da graça justificadora conquistada exclusivamente por Cristo, aceita por Deus e distribuída pelo Santo Espirito a todos que acreditarem e aceitarem a sua real ação.  É necessário entendermos que santidade não é mérito para se alcançar o Evangelho, mas que santidade é resultado por ter sido alcançado pelo Evangelho do Senhor Jesus Cristo.  Quem transforma o homem é o Evangelho da Cruz e não o contrário, muitos querem mudar a cruz do Senhor, ou procuram transformar a mensagem da cruz, apresentando um evangelho diferente, são homens que exigem do próximo o serem igual a Deus, são homens que se acham deuses e não passam de túmulos caiados, sem falar dos que se conforma em ser o que sempre foram após a queda “homens distantes e separados da glória de Deus”, citam a graça conquistada por Jesus apenas para lhes dar cobertura à liberdade para o pecado.

Observamos que tanto um como o outro grupo trilham por caminhos que não levam a Deus, só existe um caminho e apenas o EVANGELHO apresenta este caminho “JESUS” o Filho de Deus. Por mais que apresentem um novo evangelho, uma nova visão, uma nova forma, um novo padrão que vá de encontro ao fundamento já posto “Cristo Crucificado”, seja anátema, o Evangelho de Cristo jamais será suplantado por outro evangelho, fiquem atentos, muito em breve Jesus Voltará. Não mude de evangelho mude de vida através do evangelho.


2 Coríntios 11.3-4
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.

Adaias Marcos Ramos Da Silva

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus, o Brasil te adora!



Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4.24)

“Jesus, o Brasil te adora” – Uma frase de efeito gospel que, diga-se de passagem, bonita e gloriosa se fosse verdadeira, o proposito é válido, mas perde o sentido quando analisado a luz da Verdade. Essa frase é o tema de um             “cd gospel” lançado recentemente, nada contra a artista, pois acredito que o seu objetivo foi agradar a Pessoa de Jesus. No meu ponto de vista parece mais uma mensagem triunfalista e mercantilista do que um verdadeiro louvor.

Vejamos:

 Sendo Jesus o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6), fico a imaginar se tais mensagens, “através de cântico ou de pregação” está Lhe honrado de verdade; sendo Deus um ser Santo (Is 6.3), aceitaria uma honra fundamentada em mentiras? Necessitaria Deus, de elogios que não condiz com a verdade?... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade. (Jo 4.23-24) Aqui encontramos o modo, o caráter, a atitude da adoração cristã. 

Não é a formalidade de uma cerimônia religiosa ou a mera declaração da criatura, mas uma harmonia com o que Deus é.

Não quero com esse pensamento julgar a artista ou medir a sua intimidade com Deus, porém transmitir meu parecer à luz da Bíblia Sagrada sobre esse aspecto de adoração. Alguém pode argumentar precipitadamente como uma mensagem profética e que visa o alcance futuro ou tratar como uma declaração positiva sobre a posição do Brasil em relação a Deus no futuro, porém existe respaldo Bíblico para sermos cautelosos quanto a isso, poderíamos incluir à lista o período do milênio, onde algumas nações se rebelarão contra a Pessoa de Jesus, e mesmo após o Juiz Final e o Fim, haverá nova terra e novo céu. Nesse momento não posso tratar sobre profecia ou escatologia, pois o foco não é esse, para quem conhece o assunto entende por que citei tais pontos, mas, se o leitor quiser, deixe sua questão com e-mail, e enviarei os diversos pontos que abrange a responsabilidade do servo de Deus e a declaração profética nos dias de hoje, e alguns ponto escatológicos se necessário.

Voltando ao assunto; é do conhecimento de todos que uma verdadeira adoração vem de um coração puro e de uma atitude verdadeira, ou seja, santa (Sl 15.1-5 e 1Tm 2.8), e não com uma liturgia ou mensagem de atitude criativa que usa a cultura de um povo como padrão, o padrão é a Palavra de Deus e esta é a Verdade, não é o fato de repetir frases de efeito ou pronunciá-las de forma determinante que faremos a história mudar mas, um clamor sincero e santo associado a pregação do evangelho, como fez o profeta Jonas na cidade de Nínive, mesmo assim isso não garante a perpetuidade do arrependimento a outras gerações, anos mais tarde a própria cidade de Nínive que teve até os animais consagrados se rebela e é destruída, mas quem sabe somente assim o Brasil passe a adorar somente a Deus. Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras - Salmos 66:1, o texto não afirma que as terras adoram a Jesus, mas chama toda a terra a adorar, louvar, celebrar a Deus pelos seus feitos; apesar de pessoalmente não gostar muito da versão em Português da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, gostaria de citar o mesmo verso para melhor compreensão do leitor: Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Salmos 66:1; Tratando do título em questão ficaria mais coerente se fosse assim: “Brasil, adora ao Senhor Jesus por tudo que Ele tem feito!”.

Não é novidade para os leitores a frase usada por cantores e pregadores que diz: “O Brasil é do Senhor Jesus”, não é mentira, Pois, “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmo 24.1”, mas o sentido e a motivação da aplicação dessa frase pelos animadores gospel da atualidade é uma verdadeira hipocrisia, falta de bom senso e conhecimento Bíblico. O que liga ou relaciona essa frase ao tema dessa postagem é a falta de fundamentação Bíblica. A Bíblia Sagrada não promete que nações inteiras se converteriam ao Senhor Jesus Cristo na era presente e se manteria fieis até o fim, é necessário ler com atenção o texto em Mt 24.14, a própria nação de Israel na história é marcada por infiéis a Deus, é difícil entender com uma visão unilateral que apenas a minoria das pessoas do total nascido no mundo herdarão o Reino de Deus, mas assim será. Embora a pregação do Evangelho possa chegar a todos, isso não resultará em conversão absoluta do todo atingindo.

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram - Mt 7.13-14”, Meditem nos textos: Lc 12.32; Lc 13.23-27 e Mt 22.14, basta uma olhada rápida na parábola do semeador, a maioria das sementes não frutifica, meditem nisso.

É necessário voltar ao Evangelho de Cristo “Simples e Puro”, recentemente ouvi um comentário de um pastor de uma Igreja renomada em que ele afirmava que o Brasil passa por um avivamento como nunca visto motivado pelo resultado de uma pesquisa do IBGE, confesso, o meu espirito se entristeceu com tamanha insensibilidade. Pois quantidade é diferente de qualidade, países como Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha e Suíça estão recheados de cristãos não praticantes, infiel, corruptos e sem caráter espiritual, porém foram palcos de grandes avivamentos, e o que falar da Turquia, Irã, Iraque, Marrocos e Arábia Saudita, atualmente considerados não alcançados pelo Evangelho, tinham até antes do século VI d.C. sua população quase que toda cristã.

É da vontade de Deus que todos se salvem, “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Tm.2:3-4), mas a escolha de aceitar esta Salvação é do Homem e o mérito de Cristo. “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.15-18), “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).   

Sabemos que, para Deus nada é impossível (Lc 1.37), mas precisamos entender que elogiar, louvar, adorar, não mudará em nada o nosso Deus, Ele é Imutável, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg.1:17). Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4.24),

Que o nosso louvor e pregação seja: “Humanidade, adora e serve ao Senhor Jesus por tudo que Ele fez, tem feito, fará e principalmente pelo que Ele é!”.

Adaias Marcos Ramos da Silva.