segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jesus, o Brasil te adora!



Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4.24)

“Jesus, o Brasil te adora” – Uma frase de efeito gospel que, diga-se de passagem, bonita e gloriosa se fosse verdadeira, o proposito é válido, mas perde o sentido quando analisado a luz da Verdade. Essa frase é o tema de um             “cd gospel” lançado recentemente, nada contra a artista, pois acredito que o seu objetivo foi agradar a Pessoa de Jesus. No meu ponto de vista parece mais uma mensagem triunfalista e mercantilista do que um verdadeiro louvor.

Vejamos:

 Sendo Jesus o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6), fico a imaginar se tais mensagens, “através de cântico ou de pregação” está Lhe honrado de verdade; sendo Deus um ser Santo (Is 6.3), aceitaria uma honra fundamentada em mentiras? Necessitaria Deus, de elogios que não condiz com a verdade?... Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade. (Jo 4.23-24) Aqui encontramos o modo, o caráter, a atitude da adoração cristã. 

Não é a formalidade de uma cerimônia religiosa ou a mera declaração da criatura, mas uma harmonia com o que Deus é.

Não quero com esse pensamento julgar a artista ou medir a sua intimidade com Deus, porém transmitir meu parecer à luz da Bíblia Sagrada sobre esse aspecto de adoração. Alguém pode argumentar precipitadamente como uma mensagem profética e que visa o alcance futuro ou tratar como uma declaração positiva sobre a posição do Brasil em relação a Deus no futuro, porém existe respaldo Bíblico para sermos cautelosos quanto a isso, poderíamos incluir à lista o período do milênio, onde algumas nações se rebelarão contra a Pessoa de Jesus, e mesmo após o Juiz Final e o Fim, haverá nova terra e novo céu. Nesse momento não posso tratar sobre profecia ou escatologia, pois o foco não é esse, para quem conhece o assunto entende por que citei tais pontos, mas, se o leitor quiser, deixe sua questão com e-mail, e enviarei os diversos pontos que abrange a responsabilidade do servo de Deus e a declaração profética nos dias de hoje, e alguns ponto escatológicos se necessário.

Voltando ao assunto; é do conhecimento de todos que uma verdadeira adoração vem de um coração puro e de uma atitude verdadeira, ou seja, santa (Sl 15.1-5 e 1Tm 2.8), e não com uma liturgia ou mensagem de atitude criativa que usa a cultura de um povo como padrão, o padrão é a Palavra de Deus e esta é a Verdade, não é o fato de repetir frases de efeito ou pronunciá-las de forma determinante que faremos a história mudar mas, um clamor sincero e santo associado a pregação do evangelho, como fez o profeta Jonas na cidade de Nínive, mesmo assim isso não garante a perpetuidade do arrependimento a outras gerações, anos mais tarde a própria cidade de Nínive que teve até os animais consagrados se rebela e é destruída, mas quem sabe somente assim o Brasil passe a adorar somente a Deus. Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras - Salmos 66:1, o texto não afirma que as terras adoram a Jesus, mas chama toda a terra a adorar, louvar, celebrar a Deus pelos seus feitos; apesar de pessoalmente não gostar muito da versão em Português da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, gostaria de citar o mesmo verso para melhor compreensão do leitor: Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Salmos 66:1; Tratando do título em questão ficaria mais coerente se fosse assim: “Brasil, adora ao Senhor Jesus por tudo que Ele tem feito!”.

Não é novidade para os leitores a frase usada por cantores e pregadores que diz: “O Brasil é do Senhor Jesus”, não é mentira, Pois, “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmo 24.1”, mas o sentido e a motivação da aplicação dessa frase pelos animadores gospel da atualidade é uma verdadeira hipocrisia, falta de bom senso e conhecimento Bíblico. O que liga ou relaciona essa frase ao tema dessa postagem é a falta de fundamentação Bíblica. A Bíblia Sagrada não promete que nações inteiras se converteriam ao Senhor Jesus Cristo na era presente e se manteria fieis até o fim, é necessário ler com atenção o texto em Mt 24.14, a própria nação de Israel na história é marcada por infiéis a Deus, é difícil entender com uma visão unilateral que apenas a minoria das pessoas do total nascido no mundo herdarão o Reino de Deus, mas assim será. Embora a pregação do Evangelho possa chegar a todos, isso não resultará em conversão absoluta do todo atingindo.

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram - Mt 7.13-14”, Meditem nos textos: Lc 12.32; Lc 13.23-27 e Mt 22.14, basta uma olhada rápida na parábola do semeador, a maioria das sementes não frutifica, meditem nisso.

É necessário voltar ao Evangelho de Cristo “Simples e Puro”, recentemente ouvi um comentário de um pastor de uma Igreja renomada em que ele afirmava que o Brasil passa por um avivamento como nunca visto motivado pelo resultado de uma pesquisa do IBGE, confesso, o meu espirito se entristeceu com tamanha insensibilidade. Pois quantidade é diferente de qualidade, países como Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha e Suíça estão recheados de cristãos não praticantes, infiel, corruptos e sem caráter espiritual, porém foram palcos de grandes avivamentos, e o que falar da Turquia, Irã, Iraque, Marrocos e Arábia Saudita, atualmente considerados não alcançados pelo Evangelho, tinham até antes do século VI d.C. sua população quase que toda cristã.

É da vontade de Deus que todos se salvem, “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Tm.2:3-4), mas a escolha de aceitar esta Salvação é do Homem e o mérito de Cristo. “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.15-18), “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).   

Sabemos que, para Deus nada é impossível (Lc 1.37), mas precisamos entender que elogiar, louvar, adorar, não mudará em nada o nosso Deus, Ele é Imutável, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg.1:17). Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4.24),

Que o nosso louvor e pregação seja: “Humanidade, adora e serve ao Senhor Jesus por tudo que Ele fez, tem feito, fará e principalmente pelo que Ele é!”.

Adaias Marcos Ramos da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário