quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LIÇÕES DO MESTRE JESUS


São vergonhosas algumas ministrações (ensinos) cristãs distribuídas nas redes sociais, mídias e em algumas igrejas. A sede pelo materialismo tem cegado o entendimento de muitos, não concordo com a teologia da miséria assim como não vejo fundamento na teologia da prosperidade, nenhum dos dois extremos são fundamentais na caminhada da fé cristã. Essa postagem não tem o objetivo de debulhar as espigas magras e gordas teologicamente (miséria e prosperidade), mas tecerei sobre lições básicas para vida, ministrada na prática pelo Mestre Por Excelência “Jesus Cristo”.

A Bíblia Sagrada é um livro de uso prático, embora os estudos desenvolvidos dentro das Sagradas Escrituras sejam incalculáveis e necessários. Jesus Cristo o Maior Educador da História desenvolveu e aplicou diversos ensinos práticos na vida de seus discípulos e que se aplicam à nossa hoje. Mas temos presenciado nesses últimos anos, uma chuva de ensinos e ministrações evangélicas de cunho herético teológico que não produzem edificação, não condizem com a verdade ensinada por Jesus, não passam pelo crivo da ortodoxia Bíblica e não buscam honrar a Deus de forma verdadeira fazendo um mistifório entre o antropocentrismo e o teocentrismo, em algumas mensagens Deus deixa de ser o centro, sua soberania é questionada e a posição humana é elevada a um patamar de transcendência deixando Deus dentro apenas da imanência.

Muitos disseminam erroneamente a ideia de que aceitar a Cristo é ter uma vida isenta de dificuldades ou provações, ou seja, prosperidade material (física) constante, isto é puro sofismo implantado pelo diabo a partir da queda do homem no Éden.  Jesus não prometeu ausência de aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, pois Nele encontraremos a paz (Jo 16.33). É perceptível uma crescente inquietação no seio da humanidade pelo ter, pelo amanhã, por uma paz que não venha de Deus e pelo prazer desenfreado; é notável também a elaboração de meios que afastam o homem da dependência de Deus, várias torres de babel ainda são construídas para se escapar de Deus, estudos e ensinos são elaborados pensando na ambição humana enquanto que os propósitos de Deus revelados nas Sagradas Escrituras são desprezados, observando tais negativas alguns anátemas negociam e apresenta outro evangelho, totalmente diferente do revelado em Jesus. Os textos sagrados são manipulados e adequados à ambição humana, crimes praticados por ladrões da fé.

Como bom seria, que firmássemos nossa fé nos ensinos simples do Mestre Jesus, isso seria o bastante para nos proteger desses salteadores e semeadores de outros evangelhos. Nossos púlpitos se posicionam distantes do Sangue de Jesus, preferindo assim as marcas de profissionais da retórica (rhetorike) que nada tem haver com o zelo das Sagradas Escrituras. Cito abaixo apenas cinco lições contidas nos Evangelhos de Cristo, ministradas por Jesus e de aplicação prática para toda a vida. Se colocássemos em prática essas cinco lições já seria o necessário para fechar as portas largas de muitos falsos mestres.    

1ª Lição - Os Evangelhos de Cristo (Mt 8.23-27; Mc 4.35-41; Lc 8.22-25), citam uma passagem tradicionalmente  chamada de “Jesus apazigua a tempestade”. Essa passagem revela que mesmo Jesus presente no barco da nossa vida, tempestades e vendavais poderão surgir na jornada da vida Cristã, mas em Cristo Jesus chegaremos ao outro lado.

2ª Lição - Os Evangelhos de Cristo (Mt 14.22-32; Mc 6.45-56; Jo 6.15-21), citam outra passagem tradicionalmente chamada de “Jesus anda  por cima do mar”. Essa passagem revela que obedecer a ordem de Jesus não significa ausência de dificuldades, problemas ou provações, mas aquele que o alistou (2 Tm 2.3-7) é fiel, e, no tempo oportuno apaziguará a tempestade.

3ª Lição - Ser cristão é aplicar à vida pessoal os ensinos de Jesus. Em Mt 5. 1-12 encontramos a aula mais excelente ministrada na face da terra sobre felicidade (bem-aventurado), ou melhor, caminhos para ser feliz. Se colocássemos em prática cada item do sermão da montanha seriamos verdadeiramente felizes, pois desfrutaríamos mais de Deus. 

4ª Lição - Muitos pleiteiam a benção de Deus, criando fórmulas e métodos, declarando com arrogância que são filhos de Deus e assim possuidores de direitos das mais diversas bênçãos materiais, físicas e espirituais, porém suas vidas negam que são verdadeiros filhos de Deus. Mateus 5.44 Jesus nos revela atitudes que caracteriza um filho de Deus. “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejam filhos do vosso Pai que está nos céus;”.

5ª Lição - Quanto à solicitude da vida, Jesus nos consola e nos orienta que não é necessária inquietude pelo que havemos de comer, beber ou vestir, pois Deus sabe o que necessitamos e devemos buscar em primeiro lugar o seu Reino e a sua Justiça, e, tudo o mais Deus providenciará Mt. 6.24-34. Amigos, O verbo “buscar” subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo Mt 13.45. 

A caminhada cristã é desenvolvida através de provações e dificuldades, mas é presenteada por superações e vitórias, 1 Co 15.57-58 “Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!” Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo. As aulas de Jesus a seus discípulos são magníficas e incomparáveis, usava as mais variadas e simples ferramentas do cotidiano para exemplificar e fundamentar seus ensinos. Suas respostas fazia silenciar mestres, seus ensinos penetrava o impenetrável espirito humano, suas palavras saciava a sede do sedento, a fome do faminto e sarava o corpo e a alma de doenças físicas, emocionais e espirituais. Diante de suas palavras demônios fugiam, homens se prostravam, mortos voltavam a viver, amargurados voltavam a sorrir, pobres se tornavam ricos em Deus e ricos se viam pobres diante de Deus, cumprindo a Palavra entregou sua vida por nós, ressuscitou e nos deu a sua Palavra que voltará.

No paragrafo anterior usei a maioria dos termos no passado, mas a sua Palavra Escrita nos revela que Ele (Jesus) é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! Hb. 13.8. Portanto, aprendamos com Ele, a ser manso e humilde de coração e assim encontraremos descanso para nossa alma. Mt. 11.29.


Por: Adaias Marcos Ramos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário