sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como Manter a Igreja Viva


Mateus 16.18-19 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Augustus Nicodemus Lopes postou recentemente no facebook um artigo com o tema “Como Manter a Igreja Viva” e em cima desse pensamento resolvi postar a minha visão a respeito do assunto.

Manter a Igreja viva! Apenas DEUS na sua Soberania o pode fazer e sempre o fará quando tratado de organismo, pois DEUS cumprirá a Sua Palavra cuidando e zelando da sua Noiva para o dia do casamento, esta sempre será viva e imaculada; Porém se tratando da igreja como organização “Eclésia” e creio que Augustus Nicodemus Lopes trata desse ponto, onde somos membros e participantes de um corpo reunido “Eclésia” organizado e litúrgico onde necessitaremos labutar para manter essa “Eclésia” viva.

Para que isso ocorra alguns pontos necessitam serem observados e cuidados:

Primeiro ponto – (DEUS TRINO) A real presença de DEUS. Uma igreja só estará viva se DEUS estiver nela, uma igreja, um povo, uma comunidade ou uma reunião eclesiástica que afasta DEUS do centro é um grupo morto. Não são poucas as comunidades evangélicas de excelentes e belas liturgias, mas com ações sem vida espiritual, apenas atos mecânicos.

Segundo ponto – (DOUTRINA ou APOLOGÉTICA) A vida de uma igreja se caracteriza pelo zelo e cumprimento da sã doutrina, uma comunidade que vive de modismos e deixa de lado a ortodoxia Bíblica, deixou de respirar o puro oxigênio espiritual soprado das narinas de DEUS (INSPIRAÇÃO), é necessário exercitamos o povo quanto ao conhecimento de sua fé nesse caso credo com orientações que afaste o povo dos moldes mudanos e ardis de satanás.

Terceiro ponto – (FRUTO OU AMOR) A vida de uma igreja será observada e aprovada pelo fruto, uma igreja que não produz atos de amor é apenas uma igreja de meras palavras porem sem autoridade, já que não vive o que se ministra em seus púlpitos.

Quarto ponto – (FÉ) Uma igreja viva é uma igreja que agrada a DEUS com sua fé. Quantas comunidades religiosas vivem apenas de leitura e musica, não passam de uma liturgia barata sem resultados, já que algumas ovelhas estão famintas por um milagre produzido pelo evangelho de poder. Necessitamos entender que a mensagem da cruz produz efeito no espirito, alma e corpo e para isso é necessário uma ação de fé. Muitas igrejas se tornaram covardes engolidas pela soberba de um conhecimento sem vida, o que tornam as suas reuniões mais uma clínica de autoajuda do que uma reunião em Nome de JESUS.

Quinto ponto – (EVANGELISMO E OU MISSÃO) - Quem está vivo se movimenta e não conheço missão sem ação, uma igreja que se prende a quatro paredes, entretenimento arquitetado para garantir ou agradar um público, pesca peixes de outros aquários e agi de forma exploradora visando apenas quantidade sem qualidade não poderá chamar isso de evangelismo ou missão, evangelismo é levar a mensagem da cruz sem temer as consequências, sem partido e sem parcialidade, mas com a verdade exposta por Cristo e tendo o Cristo como centro, e, para isso é necessário um movimento dirigido pelo Espírito Santo e não apenas de inteligência humana, pois assim o resultado será apenas humano, é paradoxal o que afirmarei sobre a abrangência do evangelismo, se alguém quer fazer evangelismo pautado pelas Sagradas Escrituras deverão ter em mente que o politicamente correto nem sempre é o correto diante de DEUS.

Sexto ponto – (ESTUDO ou DISCIPULADO) Uma igreja viva tem em suas bases o estudo das Sagradas Escrituras, o povo continua perecendo por falta de entendimento, e assim tornam-se presas fáceis para lobos vestidos de ovelhas, uma igreja que não investi nessa área tornar-se-á fanática e descredenciada para se manter viva, consequentemente doente e sem direção, já que andarão cambaleando e morrendo aos poucos, pois não recebem alimento saudável e genuíno e logico imaturos enquanto existirem. É necessário um investimento objetivado para formação de bons discipulados.

Sétimo ponto – (RENOVAÇÃO) Renovar não nos moldes do mundo, mas pelo ESPIRITO DE DEUS, um povo que não enxerga que necessita buscar de DEUS uma direção para mudança ou correção é um povo sego de entendimento e corre um grande risco de perder o alvo e de descobrir meios legítimos que colabore para o crescimento do REINO DE DEUS.

Oitavo ponto – (PARTICIPAÇÃO) Não existe necessidade de igreja local se não existe povo, a própria existência de uma igreja requer uma boa interação; é fundamental e sempre que possível para que a igreja se mantenha viva que seus membros e líderes mantem um bom relacionamento entre si e também com a comunidade, caso contrário o progresso e o sucesso da igreja será decepcionante.

A SUA IGREJA ESTÁ VIVA OU MORTA, LEMBRE-SE JESUS CRISTO NÃO MUDOU, ELE É O MESMO QUE RESSUSCITOU LAZARO.


Adaias Marcos Ramos da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário