segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Somos Responsáveis Pela Vida Da Igreja “Local”


Mateus 16.18-19 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

O texto acima é bem conhecido pelas igrejas cristãs independente de credo, mas três pontos se destacam:

1)      Cristo é a base (fundamento) da igreja.
2)      Cristo é quem concede autoridade a igreja.
3)      Somente em Cristo a igreja tem autoridade.

Podemos afirmar sem medo de errar que uma igreja que entende e vive os três itens citados acima é uma igreja viva.

Sempre que falarmos de igreja dentro do aspecto citado necessitaremos ter em mente a distinção entre organismo e organização. Deus tem soberania sobre as duas naturezas, mas como se sabe existe diferenças entre as duas, veja:

Natureza da Igreja de Cristo
Igreja como Organização
Igreja como Organismo
É visível
É invisível
É local
É universal
É humana
É divina
É temporária
É perpétua
É imperfeita
É perfeita

Existem discussões a respeito de quem fará parte da Igreja como “Organismo”, pois alguns colégios teológicos se ofendem se Abraão fizer parte dessa Igreja e outros se o mesmo não fizer e ainda existem os indiferentes.


Tratarei apenas de pontos que acredito ser fundamentais para que uma igreja local ou uma “organização eclesiástica” se mantenha viva, ou seja: cumpra bem a sua missão. Para isso e ao meu ver é necessário que a estrutura seja composta de Sete Pilares Fundamentados em Cristo.

Já destaquei em outra postagem que o primeiro ponto para que uma igreja se mantenha viva é zelar pela presença de DEUS, não tem como uma igreja se dizer viva se DEUS não está nela, porém todos os sete pilares que serão citados convergem para o DEUS de Abraão, Isaque e Jacó.

Todos os pilares devem ter na fundação a Pessoa Bendita de Jesus Cristo como revela a Escritura Sagrada, dizer que Jesus é à base de uma igreja e mesmo assim apresentar esse Jesus em uma posição diferente da que lhe é por direito, será o mesmo que está em trevas dentro de um abismo sem saída, sem fim  e sem porta, porem acreditando que será alcançado pela luz do sol, é suicídio espiritual.

Os sete pilares para uma igreja local se manter viva:

Primeiro pilar "Doutrina" -  O primeiro pilar para uma igreja saudável está na sua doutrina, o que mais contribui para a vida de uma igreja é o seu alimento, ou seja, a qualidade do ensino. Uma igreja que não tem instrução Bíblica e Teológica de forma sadia será uma igreja anêmica espiritual, e não terá resistências contra os ataques do diabo, mundo e a carne.

Segundo pilar "Fé" - As obras (khárisma, atos, graça; favor, benefício) do Espirito Santo através da igreja manifestadas como lhe apraz em resposta à fé de sua membresia é fundamental para que o mundo veja que essa igreja é viva e tem vida.

Terceiro pilar "Fruto"- As obras através da fé citada no pilar anterior tem grande importância para edificação da igreja, beneficio do próximo e glória de DEUS, porem as igrejas não tem dado ao mesmo ESPIRITO a liberdade de produzir o seu Fruto, desejam e buscam os benefícios, mas não querem produzir o Fruto do ESPIRITO SANTO, uma igreja que produz o fruto não só está viva, mas prova que pertence ao DEUS vivo, a questão é que para produção do fruto o processo é árduo, é necessário abnegação e depender totalmente da graça e justiça de DEUS (Ef.4.12-16), ou seja, é uma questão de maturidade espiritual (1Cor 3.1-11 e Gal 5.22-26).

Quarto pilar "Evangelismo" - A missão da igreja  de Cristo é evangelizar pois se atentarmos para a ação multiforme de evangelizar entenderemos que o evangelho dita a missão integral da igreja como todos conhecem e não necessito citar. Evangelismo é um pilar (coluna) central devido o seu valor em nível de responsabilidade, uma igreja cristã que não evangeliza dentro de uma visão Bíblica não tem autoridade para afirmar que segue a Cristo (Mc 16.15-20). 

Evangelismo é algo dinâmico, só se trabalha quem está vivo e não evangelizar é sinal de igreja sem vida. Não são poucas as igrejas cristãs que usam a metodologia do aquário, sobrevivendo de peixes alheios, suas ferramentas de “evangelismo” até arrebatam grandes quantidades de peixes, porem suas águas são doentes, suas rações são impuras, seus mundos tem oxigênio movido por engenharia humana (motor bomba) correndo o risco de morrerem asfixiado por depender da criação humana e jamais do autor da vida. 

Evangelismo é levar a mensagem da cruz sem temer as consequências, sem partido e sem parcialidade, mas sempre com a Verdade apresentar ao pecador que Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida. Para isso é necessário um movimento dirigido pelo Espírito Santo e não apenas de inteligência humana, pois assim o resultado será apenas humano, é paradoxal o que afirmarei sobre a abrangência do evangelismo, se alguém quer fazer evangelismo pautado pelas Sagradas Escrituras deverá ter em mente que o politicamente correto nem sempre é o correto diante de DEUS.

Quinto pilar "Discipulado" - Uma igreja viva não subsiste sem discipulado, ao citar discipulado não me prendo apenas ao papel da igreja preparar os neófitos para a caminhada da fé abraçada, mas a preparação como um todo. São necessários investimentos nessa área, discipular inclui desde o ensino do novo converso a preparação teológica, desde a instrução Bíblica no culto a troca de experiência dos mais experientes (ancião/líderes) a nova geração de líderes. Uma igreja que não prepara o seu povo para posteridade é uma igreja que envelhecerá sem ter certeza do seu futuro, e o resultado será um inevitável conflito entre gerações causando danos irreversíveis. Uma igreja sem discipulado será uma igreja imatura, antiquada e de fácil presa.

Sexto pilar "Integração" - Uma igreja que não trabalha o nível de relacionamento com seus membros e sua comunidade será uma igreja problemática e de difícil aceitação, é necessário um trabalho de integração entre os meios e os extremos. Um bom relacionamento é ponto chave para a existência de uma comunidade, seja ela qual for principalmente se tratando de uma igreja. Muitas igrejas têm sofrido por que seus líderes não são orientados a desenvolver ou não buscam capacitação para aplicar ferramentas que venham colaborar com a integração ou relação igreja/povo e líder/liderados. Uma igreja viva é uma igreja relacional, é óbvio que nos moldes da Sagrada Escritura.

Sétimo pilar "Renovação"A renovação sempre foi necessária em toda história da igreja cristã, mas essa renovação não se trata de algo que foi encontrado no sistema contemporâneo de cada época, mas sempre foi orquestrada pelo ESPIRITO DE DEUS para correção da igreja, para o bem da igreja, para o crescimento do Reino de DEUS e para que a igreja se mantenha viva. Uma igreja que não se ver na carência de renovação ou restauração é uma comunidade cega espiritual e corre o risco de não descobrir os meios legítimos que lhe manterá viva para com DEUS.

Temos o hábito de aplicar a responsabilidade dessa manutenção organizacional para a vida de uma igreja local apenas sobre os líderes, mas gostaria de chamar a atenção dos membros quanto à responsabilidade que cada um tem para com o Reino de Deus. 

Cumprirmos e colaborarmos com a sustentação de cada pilar é fundamental para a continuidade da igreja a qual fazemos parte. Com isso gostaria que cada “um” meditasse: 

Qual tem sido o seu papel para a vida de sua igreja? Você é dos que ajuda a matar ou colabora para que o nome de DEUS seja exaltado através de sua igreja? Pense nisso.

Um dia Jesus vai requerer de você como “Igreja Organismo” o que você fez através da “Igreja organização” para o REINO DE DEUS.

Adaias Marcos Ramos da Silva.
Aleluia - Glória a DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário